Aline de Mesquita Duarte

É graduanda do curso de Serviço Social da Universidade Católica de Pelotas. Faz parte também do Núcleo de Extensão, Ensino e Pesquisa de Relações Étnico-Raciais (NEEPRER/UCPel). Pesquisa os temas do Direito à Cidade, planejamento urbano e relações étnico-raciais.

ALINE GONZALEZ KOCHHANN

É doutoranda em Política Social e Direitos Humanos pela Universidade Católica de Pelotas – UCPel. É mestra em Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais, pela Universidade Federal de Pelotas, onde pesquisou redes de Economia Solidária e suas dimensões. É especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade Federal de Pelotas – UFPEL. É graduada em Administração pela Universidade Federal de Pelotas – UFPEL. 

Como doutoranda tem como objetivo dar continuidade nos estudos e discussões empíricas e teóricas sobre redes de Economia Solidária, seus limites, avanços, retrocessos e a abrangência e atuação de redes de Economia Solidária na construção de políticas públicas e nas novas formas estruturais das organizações em redes. 

prof. Cristine

Cristine Jaques Ribeiro (coordenadora)

É professora da Universidade Católica de Pelotas dos cursos de Serviço Social e da Pós-Graduação em Políticas Social e Direitos Humanos. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Movimentos Sociais Populares. É coordenadora do Grupo de estudos e pesquisa Questão Agrária, Urbana e Ambiental / Observatório dos conflitos da Cidade. Coordena também o Fórum em Defesa da Soberania e Segurança Alimentar no município de Pelotas.

Camila

Camila de Freitas Moraes

Mestranda em Política Social e Direitos Humanos pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL). Possui graduação em Psicologia pela Escola Superior da Amazônia (2015). Pesquisa o tema de sexualidade, onde discute sobre LGBTfobia e questões que a transversalizam como gênero e raça a partir de Michel Foucault, Judith Butler, Daniel Borrillo, Achille Mbembe, Djamila Ribeiro.

carla graziela

Carla Graziela Rodegueiro Barcelos Araujo

É doutoranda do PPG em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas. Mestre em Política Social pela Universidade Católica de Pelotas. Pesquisa temas relacionados Política Social, Reforma Agrária e Gênero.

carla avila

Carla Silva de Avila

É doutoranda do PPG em Política Social e Direitos Humanos onde pesquisa temas relacionados a Raça e Etnia, Feminismo Negro, Etnia/Identidade/Corpo e consciência negra, Direitos Sociais e Política de Ações Afirmativas. É mestra em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pelotas (2011).

Lívio Silva de Oliveira

Doutor e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação de Sociologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGS-UFRGS). É membro externo e pesquisador no grupo de pesquisa Questão agrária, urbana e ambiental e Observatório dos Conflitos da Cidade, da Universidade Católica de Pelotas (GEP-UCPel)

Natália Martins Leal

Faz parte do Grupo de Estudos e Pesquisa em Questão Agrária, Urbana e Ambiental e Observatório de conflitos da Cidade (GEP/UCPel), 7º Semestre

Nino

Nino Rafael Medeiros Kruger

Doutorando do PPG em Política Social e Direitos Humanos da Universidade Católica de Pelotas. Mestre em Política Social e Direitos Humanos pela UCPEL (2018). Pesquisa temas relacionados a produção e apropriação dos territórios urbanos, o Direito à Moradia, regularização fundiária, Direito à Cidade e direitos sociais.

Paula

Paula Mello Costa

É graduanda do curso de Serviço Social da Universidade Católica de Pelotas. Atualmente atua no Habitat Social da UCPel. É conselheira no Conselho Municipal da Juventude do Capão do Leão. Pesquisa o tema do Direito à Cidade e a ocupação do espaço urbano.

Paula Alquati

Paula Mello Oliveira Alquati

É doutoranda do PPG em Política Social e Direitos Humanos pela Universidade Católica de Pelotas. Mestra em Arquitetura e Urbanismo pela UFPEL (2014). Pesquisa temas relacionados a Política Habitacional e Planejamento Urbano.

Tiago de Garcia Nunes

Docente pesquisador e extensionista nos cursos de Serviço Social e Direito da Universidade Católica de Pelotas. Professor no Programa de Pós-Graduação em Política Social e Direitos Humanos da UCPel. Coordenador do projeto de pesquisa “Soberania e Segurança Alimentar em Pelotas/RS: a implementação da Política municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – Produção, Equipamentos Públicos de abastecimento e o Direito Humano à Alimentação Adequada”. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Questão Agrária, Urbana e Ambiental. Doutor em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal Fluminense – Programa de Pós-graduação em Sociologia e Direito. Mestre em Sociologia pelo Instituto de Sociologia Jurídica de Oñati – Universidade do Estudo de Milão e Universidade do País Basco. Educador Popular no Curso pré-encceja/pré-enem “Casa da Árvore”. Conselheiro no Conselho de Segurança Alimentar de Pelotas/RS.Atuação nos temas: Movimentos Sociais Populares; Direito e Movimentos Sociais; Criminalização dos Movimentos Sociais; Segurança alimentar e nutricional; Soberania Alimentar; Políticas de Segurança Alimentar (PNAE e PAA); Questão Agrária; Educação Popular. 

Yasmin Oliveira Costa

Graduada em Psicologia pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Especialista em Saúde Pública pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FAMED/UFRGS). Mestranda em Política Social e Direitos Humanos pela Universidade Católica de Pelotas (PPGPSDH/UCPel) com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Cursa especialização em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (FaE/UFPel). Possui aperfeiçoamento em Assistente de Recursos Humanos pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e aperfeiçoamento em Saúde Mental e Atenção Psicossocial de Adolescentes e Jovens pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (FIOCRUZ/ENSP). Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Questão Agrária, Urbana e Ambiental e Observatório de conflitos da Cidade (GEP/UCPel); Grupo de Estudos Mariposas: minorias sociais e ação política (PPGE/UFPel) e o Grupo de Pesquisa em Temas sobre Direitos Sexuais e Reprodutivos (UFRGS/UNISUL). Integrou a iniciação científica do VIDAS – Núcleo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Psicologia Clínica e Social (PPGP/UFSM). Dedica-se aos estudos na área de ativismos e direitos menstruais, estudando especificamente a precariedade menstrual no contexto brasileiro e a medicalização da menstruação.