O GEP – Grupo de Estudos e Pesquisa Questão agrária, urbana e ambiental/ Observatório dos conflitos da cidade da UCPel, vem a público manifestar o completo repúdio ao severo ato de violência sofrido pela Advogada de mulheres Laura Cardoso no último domingo (19 de março de 2023).
Temos ciência do relevante papel que os defensores e defensoras de direitos humanos cumprem em nossa sociedade e, ao mesmo tempo, compreendemos a importância da defesa da vida de quem se coloca à frente da garantia de direitos fundamentais, especialmente a mulheres em situação de violência.
A vulnerabilidade está tanto em quem é objeto de violências como também em quem as defende, estruturada e institucionalmente mas também na rua, nos espaços públicos e privados.
O apoio do GEP se perfaz no objetivo de contribuir para que as instituições públicas intervenham de forma diligente e em tempo de identificar os mandantes e os executores, responsabilizando civil e criminalmente quem for necessário.
Por fim, manifestamos solidariedade à Laura e sua família, bem como a todas as que se colocam em defesa do direito de existir e atuar profissionalmente sem risco.
É dado, é estatística: a misoginia pune, violenta, destrói e mata todos os dias, de forma simbólica e material.
Nenhuma a menos.