O Centro de Estudos Interdisciplinares – CEEINTER e o Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Pampa tem a honra de convidar a comunidade acadêmica para participar do III Seminário de Políticas Públicas e Interseccionalidades, que será realizado entre os dias 26, 27 e 28 de julho de 2022.
O III Seminário de Políticas Públicas e Interseccionalidades tem como objetivo reunir pesquisadores, gestores e profissionais das diversas áreas do conhecimento para debater as políticas públicas a partir dos diversos olhares, metodologias e intersecções. O evento teve a sua primeira edição no ano de 2020, em formato on-line e oportunizou uma ampla rede de contatos com pesquisadores de todo o Brasil e do exterior, além de contar com aproximadamente 60 trabalhos. Já na edição realizada no ano de 2021, o seminário reuniu cerca de 250 pesquisadores e teve mais de 130 trabalhos aprovados. Insta salientar que o maior público do evento em ambas as edições são pesquisadores vinculados a programas de pós-graduação que dialogam sobre as políticas públicas, gestores públicos e membros dos poderes Executivo e Legislativo.
A proposta central do evento é dialogar de forma interseccional as políticas públicas e seus impactos no planejamento, implementação e avaliação. A perspectiva de promover um evento pautado nas discussões de interseccionalidade sustentam-se no pressuposto que as políticas públicas devem dialogar entre si, e sobretudo, articular-se com a rede básica de saúde, assistência e educação para que seus efeitos sejam reconhecidos a longo prazo. Soma-se a isso, fator da necessidade de planejamento entre aqueles que pensam e formulam as políticas públicas com aqueles que as executam.
Desse modo, o III Seminário de Políticas Públicas e Interseccionalidades é um espaço de discussão teórica e prática sobre as políticas públicas, mas também um espaço que fortalece as discussões entre aqueles que atuam na implementação das políticas. Por esse motivo, além dos debates acadêmicos que versam as políticas uma das preocupações centrais do evento é oferecer um espaço formativo para gestores, profissionais, estudantes em formação sobre o pensar, planejar e implementar as políticas públicas.
Pondera-se que diante as construções elencadas nas primeiras edições do evento a nossa proposta em sua terceira edição é organizar uma possibilidade de ampliar a participação de secretários, prefeitos, vereadores, chefes de gabinetes, educadores, assistentes sociais, advogados, médicos, enfermeiros e demais profissionais que em seu lócus de trabalho atuam com as políticas públicas e sociais, para tamanho debate serão desenvolvidas plenárias/painéis para debater os temas inerentes as políticas públicas e suas interseccionalidades.
Para tanto, o evento está organizado para contemplar mesas redondas com profissionais e pesquisadores das diversas áreas do conhecimento debatendo sobre um mesmo assunto. Traçando possibilidades, dificuldades e, especialmente, dialogando sobre a construção – ou a necessidade de criação – de políticas públicas que se materializam a partir do olhar interseccional e multiprofissional.
Acredita-se que esses espaços são fundamentais, uma vez que possibilitam que as universidades dialoguem com o Poder Público e ofereça soluções para o desenvolvimento em conjunto de estratégias e soluções para o enfrentamento de desafios que surgem cotidianamente, mas que foram alargados pela pandemia da Covid-19.
O Seminário de Políticas Públicas e Interseccionalidades foi desenvolvido em contexto pandêmico, mas que experienciou uma possibilidade que não estava prevista até o momento: a riqueza de conseguir pensar, debater, discutir e auxiliar o desenvolvimento de políticas públicas em modo remoto. Por esse motivo, o evento manter-se-á em formato on-line em todas as suas edições, pois acreditamos que mesmo longe fisicamente conseguimos ampliar a nossa rede de contatos, colaboração e de capacitação.
Além disso, é preciso considerar que o mundo modificou as suas relações, formas de ensinar e aprender, pesquisar e dialogar com a pandemia da Sarv-Cov-2, que nos assola desde do final de 2019, e restringiu encontros, atividades presenciais, pesquisas e o ensino presencial como estávamos acostumados. Foi preciso readequar nosso trabalho, nossos estudos e pesquisas e somado a isso, enfrentamos uma grave crise política, econômica, social e sanitária no Brasil. Por outro lado, a pandemia potencializou a ampliação das redes de contatos, de participação em eventos, diálogos interinstitucionais, palestras, minicursos, aulas, formas de ensinar e aprender, formas de nos aproximarmos e, sobretudo, nos deixou inquietos sobre o futuro em diversos aspectos. Uma vez que, muitas das nossas “adaptações” apresentarão seus reflexos a longo prazo.
Nessa perspectiva, além da abertura de propostas de Grupos de Trabalhos (GT’s) que serão encaminhados por pesquisadores das diversas áreas do conhecimento, será aberta a possibilidade de envio de propostas de minicursos e oficinas por profissionais que atuem diretamente com as políticas públicas para ponderar sobre os desafios e as possibilidades encontradas na fase de implementação das políticas públicas.
Em suma, o evento surge como uma possibilidade de promover e ampliar as discussões em torno das políticas públicas nas diversas áreas do conhecimento, vislumbrando debater as diversas intersecções e os desafios para pesquisar, planejar e executá-las. Ademais, potencializa o debate nas áreas que vêm sendo apresentadas como carente de ações durante a pandemia da Covid-19 devido à ausência ou a insuficiência das políticas públicas existentes, como por exemplo, saúde, educação, trabalho, assistência social e direitos humanos e fundamentais. O III Seminário de Políticas Públicas e Interseccionalidades é um espaço plural, diverso, que possibilita as múltiplas concepções teóricas, metodológicas de implementação e avaliação das políticas públicas.
Data do evento
26 de julho de 2022, 08h00 até 28 de julho de 2022, 22h00
Local do evento
Evento online
Link: https://www.youtube.com/channel/UCpt-bi-pgdYl4edmO40HgQg